Atenção Focada

Dificuldade em focar a atenção em um único estimulo e controlar o impulso de falar no momento em que os pensamentos vêm à mente.

Para melhora da atenção e do controle da impulsividade:
– falar olhando nos olhos dele, para garantir contato visual;
– abaixar-se à altura dos olhos (se for uma criança muito pequena);
– falar devagar e com tranqüilidade.

Se a criança ou adolescente apresentar dificuldade em dar pausas na fala, deixe-o concluir e, após o término de seu discurso, sinalize que agora é a sua vez de falar.

Se a criança ou adolescente interromper o discurso de alguém, sem receber permissão para tal, orienta-se:
– pausar a fala dele, mostrando a Mão de Advertência que terá ….. de auxilia-lo a perceber que está falando concomitantemente a alguém ou rápido demais;
– em seguida, diga a ele que alguém esta falando e reitere o que estava sendo falado na integra, ou seja, repita a última frase dita;
– assim que a pessoa terminar de falar, permita que a criança ou adolescente fale;
– nunca continue falando enquanto a criança ou adolescente estiver falando junto.

Sempre valorize, quando a criança ou adolescente conseguir esperar a sua vez de falar e escutar o que os outros têm a dizer.

Atenção mantida

Para aumentar as chances da criança ou adolescente manter-se atento enquanto estuda, aconselha-se que o local seja:
– silencioso (com o mínimo de barulho possível);
– com iluminação focada na mesa de estudo ou no material da brincadeira.

Sentado em frente à parede, livre de estímulos excessivos, como computador, televisão, brinquedos ou mural com muitas informações.

Antes de engajar-se na atividade, peça para que ele vá ao banheiro para não precisar levantar durante a realização. Traga um copo de água com o mesmo objetivo.

– deixar sobre a mesa somente materiais indispensáveis à atividade em questão;
– manter-se engajado, demonstrando empenho por 15 min;
– manter-se engajado, demonstrando empenho por 30 min;
– iniciar e terminar a atividade, nunca deixando pela metade;
– permanecer sentado adequadamente ao longo de toda a atividade.

Quando o seu filho apresentar dificuldades  quanto aos comportamentos exigidos, você deverá auxilia-lo dando dicas de como organizar a mesa, por exemplo, além dos demais comportamentos.
Independentemente do número de acertos, a valorização se dará visto que o que está sendo valorizado são comportamentos desejáveis e não o desempenho.

Atenção Seletiva

Minimizar as interferências do ambiente por:
– desligue a TV, o rádio e o celular;
– faça-o sentar longe de portas e janelas, para evitar que se distraia com sons e pessoas;
– quando perceber que as atividades propostas são longas demais, programe pequenos intervalos pré-acordados com seu filho, o que o ajudará a manter o trabalho eficaz.

Trabalhar com estímulos concorrentes. Ao perceber que é capaz de realizar a atividade com sucesso em ambientes com ruídos, terá mais confiança em desempenha-la da mesma forma em outros lugares nos quais essa situação ocorrer, inclusive na escola.

Planejamento

Acarretam impactos importantes para a autoestima delas, visto que muitas vezes são taxadas como pouco responsáveis e desorganizadas e quase nunca correspondem às expectativas da escola e da família.

Placas de Rotina:

Rotina do quarto:

– guarde os brinquedos (criança) ou jogos (adolescente) no local apropriado;
– organize as roupas no armário;
– arrume sua mesa de estudo.

Rotina do banheiro:

– coloque a roupa suja no cesto;
– guarde a escova e a pasta de dentes no local apropriado;
– pendure a toalha no local apropriado.

Rotina de preparação para a escola:

– faça as atividades de casa;
– confira o material que deverá ser levado para a escola e coloque-o na mochila;
– confira a merenda ou o dinheiro que usará para a compra dela.

Calendário Semanal:

– Programe com seu filho um dia da semana e horário fixo para organizarem juntos as atividades da semana; de preferência aos domingos.
– Discuta com seu filho as prioridades de execução de cada atividade da rotina do quarto, do banheiro e de preparação para a escola e os horários em que deverá cumpri-las, escrevendo as atividades preestabelecidas no espaço correspondente às datas, que esta subdividido em manhã, tarde e noite.

Diariamente, no final de cada dia, reúna sua família e avaliem conjuntamente se houve a execução dos comportamentos planejados no calendário daquele dia.

Não esqueça de valorizar as conquistas do dia!

Não valorize os comportamentos que ficaram aquém do esperado. Em vez disso, estimule os comportamentos desejáveis.

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