Zero a 12 meses
– Mostrar interesse pelas pessoas e objetos.
– Fazer contato de olhos.
– Emitir sons, chorar, agarrar objetos com a mão, reagir a sons e vozes familiares.
12 a 18 meses
– Responder a comandos verbais sem pistas visuais. Ex: dar tchau, jogar beijo, bater palmas quando alguém canta parabéns.
– Começar dizer as primeiras palavras com significado. Ex: mama, papa, dadá, teté.
– Olhar quando chamado pelo nome.
– Entender o “não”.
18 a 24 meses
– Utilizar duas palavras. Ex: dá neném! Dá dedera! É meu!
– Saber as partes do corpo e identificá-las. Ex: cadê o cabelo? Cadê a barriga? Cadê a boca?
– Responder “sim” e “não” e usar gestos com a cabeça ou dedinho para responder perguntas.
– Brincar com os objetos da forma convencional. Ex: utilizar colher para comer, pente no cabelo, copo para beber.
2 a 3 anos
– Saber o nome dos objetos do dia-a-dia. Ex: copo, boneca, cachorro (au-au), carro, bola, etc. (fala aproximadamente 200 a 300
palavras).
– Saber quem são as pessoas próximas. Ex: papai, mamãe, vovó, titia, o nome do irmão, etc.
– Saber a diferença entre grande e pequeno, muito e pouco.
– Utilizar “quem” e “onde” para fazer perguntas.
– Conhecer algumas cores básicas (mas ainda não sabe falar). Ex: pegue o carro vermelho!
– Usar verbos para formar frases simples. Ex: “eu estava brincando”, “papai está dormindo”, “eu fui à escolinha”, “cadê o au-au?”, “que au-au grande!”.
– Gostar de “ajudar” os adultos nas atividades domésticas, brincar de faz de conta, entender o que é permitido e proibido.
3 a 4 anos
– Responder a perguntas com “quem”, “onde” e “o que”.
– Ter noção de “frente” e “trás”.
– Conhecer as cores (vermelho, azul, amarelo, verde) e formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo).
– Utilizar frases de 3 a 4 palavras. Ex: “mamãe é linda!” “cadê a minha bola?”
– Obedecer a ordens seguidas. Ex: “vai ao quarto e pega o sapato e dá para a vovó”.
– Gostar de cantar e brincar com palavras e sons.
– Brincar com outras crianças e saber esperar a sua vez no jogo.
– Perguntar muito.
– Início do uso de discurso direto e indireto.
4 a 5 anos
– Falar todos os sons da língua, mas ainda pode ter dificuldades nos encontros consonantais. Ex: planta, prato, braço.
– Manter uma conversa.
– Conseguir lembrar situações passadas e contar histórias simples, por exemplo, o que fez na escola, o que comeu, quem
encontrou na rua, etc.
– Gostar de brincar em grupo, de imitar personagens e brincar de faz-de-conta.
– Ser curioso e ansioso para mostrar o que aprendeu e o que sabe fazer.
– Conseguir contar histórias como narrador.
5 a 6 anos
– Ter noção temporal. Ex: amanhã, ontem, hoje, antes, depois, dias da semana, manhã, tarde, noite, primeiro, segundo, terceiro…
– Identificar letras do próprio nome.
– Conhecer os números.
– Manter uma conversa.
– Falar as palavras corretamente.
– Gostar dos amigos e de brincar de faz de conta. Ex: super-herói.
– Interessar-se pela leitura e escrita.
– Contar histórias com mais detalhes.
fonte: Prates LPCS, Melo EMC, Vasconcelos MMA. Desenvolvimento de linguagem em crianças até os seis anos – cartilha informativa. Projeto Creche das Rosinhas. Belo Horizonte: Departamentos de Pediatria e Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais; 2011.
½ ano: partes de palavras (balbucio)
1 ano: 1 palavra; entende 1 comand;, aponta
1 ½ ano: entre palavras&sentenças (jargões); comunicação não-verbal
2 anos: sentenças de 2 palavras; entende comandos de 2 ordens; 200 palavras; ½ inteligível
3 anos: sentenças de 3 a 5 palavras; entende comandos de 3 ordens; ¾ inteligível; sabe o 1 nome, idade e sexo
4 anos: dialoga; plenamente compreensível; usa 4 “ Ps “pronomes, preposições, plural e passado; nomeia 4 cores
5 anos: relata bem fatos; refere-se ao futuro; letras, números, formas, nome completo, endereço
IDADE |
LINGUAGEM COMPREENSIVA |
LINGUAGEM EXPRESSIVA |
Recém-nascido |
Atende a voz, olha faces |
Chora |
3 meses |
Fixa o olhar |
Gorgeio, diferentes tipos de choro |
6 meses |
Reconhece nome |
Inicia balbucio |
9 meses |
Entende o “não”, aprende rotinas, dá tchau |
Aponta, diz “mãmã” ou “dádá” inespecificamente |
12 meses |
Segue comandos simples com gestos | diz “mãmã” ou “dádá” especificamente, jargões, diz a primeira palavra |
15 meses | Aponta partes do corpo, segue comandos simples sem gestos |
Começa aumentar vocabulário |
18 a 24 meses |
Compreende sentenças | Vocabulário com 50 palavras, frases com 2 palavras |
36 meses |
Compreende ordens de 2 ou 3 comandos simultâneos | Fala mais de 200 palavras, sentenças curtas, começa a usar gramática |
48 a 60 meses | Entende conceitos como mesmo ou diferente |
Fala gramatical, relata fatos, desenha |
72 meses |
Pronúncia correta, aplica a linguagem à leitura |
Ver mais: desenvolvimento fala linguagem