Avaliando a linguagem

Desenvolvimento da linguagem em crianças de 0 a 6 anos

O que é esperado para cada idade?

Zero a 12 meses
– Mostrar interesse pelas pessoas e objetos.
– Fazer contato de olhos.
– Emitir sons, chorar, agarrar objetos com a mão, reagir a sons e vozes familiares.

12 a 18 meses
– Responder a comandos verbais sem pistas visuais. Ex: dar tchau, jogar beijo, bater palmas quando alguém canta parabéns.
– Começar dizer as primeiras palavras com significado. Ex: mama, papa, dadá, teté.
– Olhar quando chamado pelo nome.
– Entender o “não”.

18 a 24 meses
– Utilizar duas palavras. Ex: dá neném! Dá dedera! É meu!
– Saber as partes do corpo e identificá-las. Ex: cadê o cabelo? Cadê a barriga? Cadê a boca?
– Responder “sim” e “não” e usar gestos com a cabeça ou dedinho para responder perguntas.
– Brincar com os objetos da forma convencional. Ex: utilizar colher para comer, pente no cabelo, copo para beber.

2 a 3 anos
– Saber o nome dos objetos do dia-a-dia. Ex: copo, boneca, cachorro (au-au), carro, bola, etc. (fala aproximadamente 200 a 300
palavras).
– Saber quem são as pessoas próximas. Ex: papai, mamãe, vovó, titia, o nome do irmão, etc.
– Saber a diferença entre grande e pequeno, muito e pouco.
– Utilizar “quem” e “onde” para fazer perguntas.
– Conhecer algumas cores básicas (mas ainda não sabe falar). Ex: pegue o carro vermelho!
– Usar verbos para formar frases simples. Ex: “eu estava brincando”, “papai está dormindo”, “eu fui à escolinha”, “cadê o au-au?”, “que au-au grande!”.
– Gostar de “ajudar” os adultos nas atividades domésticas, brincar de faz de conta, entender o que é permitido e proibido.

3 a 4 anos
– Responder a perguntas com “quem”, “onde” e “o que”.
– Ter noção de “frente” e “trás”.
– Conhecer as cores (vermelho, azul, amarelo, verde) e formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo).
– Utilizar frases de 3 a 4 palavras. Ex: “mamãe é linda!” “cadê a minha bola?”
– Obedecer a ordens seguidas. Ex: “vai ao quarto e pega o sapato e dá para a vovó”.
– Gostar de cantar e brincar com palavras e sons.
– Brincar com outras crianças e saber esperar a sua vez no jogo.
– Perguntar muito.
– Início do uso de discurso direto e indireto.

4 a 5 anos
– Falar todos os sons da língua, mas ainda pode ter dificuldades nos encontros consonantais. Ex: planta, prato, braço.
– Manter uma conversa.
– Conseguir lembrar situações passadas e contar histórias simples, por exemplo, o que fez na escola, o que comeu, quem
encontrou na rua, etc.
– Gostar de brincar em grupo, de imitar personagens e brincar de faz-de-conta.
– Ser curioso e ansioso para mostrar o que aprendeu e o que sabe fazer.
– Conseguir contar histórias como narrador.

5 a 6 anos
– Ter noção temporal. Ex: amanhã, ontem, hoje, antes, depois, dias da semana, manhã, tarde, noite, primeiro, segundo, terceiro…
– Identificar letras do próprio nome.
– Conhecer os números.
– Manter uma conversa.
– Falar as palavras corretamente.
– Gostar dos amigos e de brincar de faz de conta. Ex: super-herói.
– Interessar-se pela leitura e escrita.
– Contar histórias com mais detalhes.

 

fonte: Prates LPCS, Melo EMC, Vasconcelos MMA. Desenvolvimento de linguagem em crianças até os seis anos – cartilha informativa. Projeto Creche das Rosinhas. Belo Horizonte: Departamentos de Pediatria e Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais; 2011.

 

Parâmetros da fala

½ ano: partes de palavras (balbucio)

1 ano: 1 palavra; entende 1 comand;, aponta

1 ½ ano: entre palavras&sentenças (jargões); comunicação não-verbal

2 anos: sentenças de 2 palavras; entende comandos de 2 ordens; 200 palavras; ½ inteligível

3 anos: sentenças de 3 a 5 palavras; entende comandos de 3 ordens; ¾ inteligível; sabe o 1 nome, idade e sexo

4 anos: dialoga; plenamente compreensível; usa 4 “ Ps “pronomes, preposições, plural e passado; nomeia 4 cores

5 anos: relata bem fatos; refere-se ao futuro; letras, números, formas, nome completo, endereço

 

 


IDADE

LINGUAGEM COMPREENSIVA

LINGUAGEM EXPRESSIVA

Recém-nascido

Atende a voz, olha faces

Chora

3 meses

Fixa o olhar

Gorgeio, diferentes tipos de choro

6 meses

Reconhece nome

Inicia balbucio

9 meses

Entende o “não”, aprende rotinas, dá tchau

Aponta, diz “mãmã” ou “dádá” inespecificamente

12 meses

Segue comandos simples com gestos diz “mãmã” ou “dádá” especificamente, jargões, diz a primeira palavra
15 meses Aponta partes do corpo, segue comandos simples sem gestos

Começa aumentar vocabulário

18 a 24 meses

Compreende sentenças Vocabulário com 50 palavras, frases com 2 palavras

36 meses

Compreende ordens de 2 ou 3 comandos simultâneos Fala mais de 200 palavras, sentenças curtas, começa a usar gramática
48 a 60 meses Entende conceitos como mesmo ou diferente

Fala gramatical, relata fatos, desenha

72 meses

Pronúncia correta, aplica a linguagem à leitura

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