Estimulando o desenvolvimento neuropsicomotor

Pensamento – raciocínio:

– brincar de “esconde-esconde” com pessoas familiares e com objetos, utilizando fraldas, caixas e brinquedos ocos;
– brincar de acompanhar objetos e pessoas que desaparecem e voltam
– levar a criança a brincar de atirar brinquedos inquebráveis ao chão, acompanhando o seu percurso, e a buscá-los repetidamente;
– usar brinquedos ocos (panelas, caixas de tamanhos diversos), nos quais possa colocar outros objetos dentro e retirar, de forma repetida;
– fazer vestimentas de papel para a criança (chapéu), para que ele os utilize adequadamente;
– mostrar fotos de pessoas familiares (inclusive a criança) ou figuras de objetos estimulando a identificá-las. Exemplo: diante da foto da mãe, perguntar: “cadê a mamãe?”;
– incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro;
– brincar de esconder objetos embaixo de um pano, estimulando-a a achá-los;
– levar a criança a empurrar carrinhos, trenzinhos, etc…;
– aumentar a experiência com a identificação da fonte de sons colocados fora de sua visão (exemplo: barulho de avião, de buzinas, latidos de cães, trovão, barulho de água na torneira, de chuva, de ventos fortes, etc…);
– proporcionar brincadeiras de trazer para perto de si objetos que estão sobre uma fralda ou toalha, arrastando-a. Dar-lhes brinquedos de puxar com fios.

Ver mais: