Sugestões de brincadeiras

Estimulado a cognição

(raciocínio, inteligência)

– Objetos de encaixe, construção de torres e montagens (quebra-cabeças ainda serão muito difíceis, precisa aprender outros objetos de encaixe primeiro);

– Colocar/guardar objetos dentro de caixas, com diferentes tamanhos, formas e profundidades;

– Brincar com mais objetos que possa imitar as atividades diárias como o banhar-se e o alimentar-se de forma imaginária (exemplo: um objeto que possa ser o sabonete e depois ter uma toalha para se secar,  ou objetos que possam ser colocados em pratos para serem a comidinha de brincadeira, etc);

– Brincar com o outro: dar comidinha ao outro, passar sabonete para o banho no boneco, pentear o cabelo, etc;

– formas geométricas e seus encaixes;

– abrir tampas de rosquear de garrafas pet;

– brincadeiras de esconder objetos e achá-los;

– ter livros de estória mostrando as imagens associadas à estória contada.

 

 

Estimulando a linguagem

Comunicação Receptiva (compreensão)

– nomear objetos do dia-a –dia;

– nomear  imagens em livros, revistas e programas de TV;

– nomear partes do corpo e vestuário durante o banho, a troca de roupa e atividades do dia-a dia;

– onomatopéias (sons animais, de barulhos, de vibração positiva, dos carrinhos, etc…);

– manter a atenção da brincadeira do outro por mais de 60 segundos, sem ser necessário bater palmas ou fazer sons altos e intensos;

– dar comandos sobre ações que ele deve fazer com um brinquedo ou outra pessoa: dar comida ao boneco, guardar dentro da caixa, colocar para dormir, escovar os dentes, etc.

Comunicação Expressiva (fala)

– Estimular muito a linguagem receptiva para ter evolução à linguagem expressiva;

– ofertar 2 objetos e deixar a criança escolher qual ela quer, nomeando sempre os objetos;

– incentivar uso de palavras para solicitar o que quer;

– o uso de palavras associado ao gesto do “apontar”.

 

Estimulando a motricidade

 

Motricidade Fina

– uso de giz de cera, lápis de cor e canetinhas (iniciar apenas com o giz de cera, depois evoluir para outros)

– rabiscos horizontais, verticais e circulares;

– segurar sozinho o papel para desenhar;

– guardar objetos dentro de caixas pequenas e garrafas com o bocal pequeno (exemplo: pode colocar canudos ou palitos dentro de garrafas pet pequenas);

– pegar objetos menores, obrigando à fazer a preensão com o polegar e o indicador, como cordas,massinhas, partes finas de objetos maiores(seguros) e pedaços pequeninos de comida( brócolis,cenoura,pão, etc)

– fazer empilhamento de blocos ou montar brinquedos que fazem empilhamentos com encaixe;

– brinquedos sensoriais com diferentes texturas, consistências, pesos, temperatura, etc.

 

 

Motricidade Ampla

– caminhada com obstáculos, em linhas direcionadas e linhas curvilíneas;

– pular do chão e de um degrau baixo;

– brincadeiras de imitação de posições (exemplo: brincar de gatinho, cachorro, urso, minhoca, etc);

– treinamento de funções executivas como: freio inibitório, treinos de antecipação, memória, planejamento e definições de objetivos.

 


Estimulando conforme a idade

 

0-3 meses

conversar com o bebê, fazer caretas, balançar objetos coloridos dentro do seu campo de visão, cantar, emitir sons diversos para que ele se interesse, oferecer objetos para que ele tente alcança-los, olhar nos seus olhos, admirar seu sorriso…

o Abrace, converse e brinque com seu bebê na hora de amamentar, trocar de roupa e tomar banho.

o Ajude-o a aprender a se acalmar sozinho. Tudo bem chupar os dedos.

o Comece a ajudá-lo a entrar em uma rotina, como dormir mais à noite do que durante o dia, e a ter atividades regulares.

o Identificar do que ele gosta e não gosta pode ajudar você a sentir-se mais confortável e confiante.

o Aja com entusiasmo e sorria quando ele fizer sons.

o Copie os sons do bebê de vez em quando, mas também use uma linguagem clara.

o Preste atenção aos diferentes choros para que você aprenda o que ele quer.

o Converse, leia e cante para seu bebê.

o Brinque de esconder e achar o rosto. Ajude-o a brincar de esconder e achar o rosto também.

o Coloque um espelho seguro para bebês no berço para que ele possa se ver.

o Olhe imagens com o bebê e converse sobre elas.

o Coloque-o de bruços quando estiver acordado e posicione brinquedos ao redor dele.

o Estimule seu bebê a levantar a cabeça colocando brinquedos no nível dos olhos, à frente dele.

o Posicione um brinquedo ou chocalho acima da cabeça dele e encoraje-o a alcançá-lo.

o Segure-o de pé com os pés no chão. Cante ou converse com seu bebê enquanto está de pé.

 

 

3-6 meses

deita-lo de barriga para baixo(somente quando acordado), incentiva-lo a começar a rolar, mostrar um brinquedo e em seguida esconde-lo para que o bebê procure, estimular a bater palmas, contar ao bebê o que se está fazendo, brincar na frente do espelho, brincar de “pula-pula” segurando pelas axilas…

o Segure-o e converse com ele; sorrindo e de forma alegre.

o Estabeleça rotinas regulares para o sono e a alimentação.

o Presta atenção ao que gosta e não gosta; você saberá como atender melhor às necessidades dele e o que fazer para deixá-lo feliz.

o Imite os sons do bebê.

o Aja com entusiasmo e sorria quando ele fizer sons.

o Faça uso de períodos calmos de interação quando você pode ler ou cantar para ele.

o Ofereça brinquedos adequados à idade dele, como chocalhos e imagens coloridas.

o Faça brincadeiras, como de esconder e achar o rosto.

o Ofereça oportunidades seguras para seu bebê alcançar brinquedos e explorar o ambiente ao redor.

o Posicione brinquedos ao redor dele de maneira que possa alcançá-los ou chutá-los com os pés.

o Coloque brinquedos ou chocalhos na mão do bebê e ajude-o a segurá-los.

o Segure-o de pé com os pés sobre o chão, e cante ou converse com ele enquanto ele “fica de pé” com apoio.

 

6-9 meses

ensinar a bater um brinquedo no outro segurando um em cada mãe, chama-lo pelo nome, encaixar potinhos, sentar o bebê, incentivar que engatinhe, ensina-lo a beijar e a deixar que lhe beijem, faze-lo alcançar um brinquedo e o ofereça a alguém, colocar tampa em potinhos, oferecer objetos de várias texturas para ele conhecer…

o Brinque com seu bebê no chão diariamente.

o Aprenda a compreender as emoções de seu bebê. Se estiver feliz, continue o que está fazendo. Se estiver aborrecido, pare e acalme-o.

o Mostre ao bebê como se acalmar sozinho quando estiver aborrecido. Ele pode chupar os dedos para se acalmar.

o Brinque de forma “recíproca” – quando ele sorri, você sorri; quando ele faz sons, você o imita.

o Repita os sons do bebê e diga palavras simples com estes sons. Por exemplo, se disser ”bah”, diga banana” ou “bola”.

o Leia livros para seu filho diariamente. Parabenize-o quando balbuciar e “ler” também.

o Quando ele olhar para alguma coisa, aponte para o objeto e fale a respeito.

o Se ele deixar um brinquedo cair no chão, pegue-o e devolva. Este jogo o ensinará causa e efeito.

o Leia livros com imagens coloridas para seu bebê.

o Aponte para coisas novas e fale os nomes delas.

o Mostre imagens vivas de uma revista e fale os nomes delas.

o Segure-o enquanto está sentado ou apoie-o com travesseiros. Deixe-o observar ao seu redor e dê brinquedos para ele olhar enquanto se equilibra.

o Posicione o bebê de bruços ou de barriga para cima e coloque brinquedos levemente fora do alcance. Estimule-o a rolar para alcançar os brinquedos.

 

9-12 meses

deixa-lo engatinhar e entrar embaixo da mesa para conhecer espaços, ensinar os movimentos “tchau”, “sim”, “não” e “vem”, perguntar “onde está a mamãe”, deixa-lo andar apoiado nos móveis, dar carrinho para empurrar, pedir que ajude a se despir na hora da troca, facilitar o andar segurando pela mão, mostrar figuras para que ele aponte o que é….

o Preste atenção à maneira como ele reage a situações e pessoas novas ; procure continuar fazendo coisas que deixam seu bebê feliz e confortável.

o Conforme ele se movimenta mais, fique por perto para que ele saiba que você está próximo.

o Continue com as rotinas: elas são especialmente importantes agora.

o Faça brincadeiras com “minha vez, sua vez”.

o Diga o que você acha que ele está sentindo. Por exemplo, diga “você está triste, vamos ver se conseguimos alegrá-lo”.

o Descreva o que está vendo; por exemplo, ”bola vermelha e redonda”.

o Fale sobre o que ele quer quando ele aponta algo.

o Imite os sons e palavras.

o Diga o que espera dele. Por exemplo, em vez de dizer “não fique de pé”, diga “está na hora de sentar”.

o Ensine causa e efeito rolando bolas para frente e para trás, empurrando carrinhos e caminhões, e colocando blocos dentro e fora de uma caixa.

o Brinque de esconder e achar o rosto, e de escondeesconde.

o Converse e leia para seu bebê.

o Forneça bastante espaço para ele se movimentar e explorar em uma área segura.

o Posicione-o próximo a objetos que ele possa segurar para se levantar com segurança.

 

12 meses

brincar de construir torres, mostrar figuras para que identifique, brincar de cavalinho, estimular a guardar brinquedos, imitar sons de animais, mostrar álbuns de fotos, estimular a chutar bola, brincadeiras com marionetes….

o Dê tempo para ele conhecer e se familiarizar com um novo cuidador. Traga um brinquedo favorito, animal de pelúcia ou cobertor para confortar seu filho.

o Em resposta a comportamentos indesejáveis, diga “não” com firmeza. Não grite, bata ou dê explicações longas. Uma repreensão de 30 segundos a 1 minuto pode ajudar a redirecionará-lo.

o Dê a seu filho muitos abraços, beijos e parabenize-o pelo bom comportamento.

o Passe mais tempo parabenizando um bom comportamento do que punindo um mau comportamento (4 vezes mais encorajamento por bons comportamentos do que redirecionamento por maus comportamentos).

o Converse sobre o que você está fazendo. Por exemplo,“mamãe está lavando suas mãos com um a toalha de rosto”.

o Leia com seu filho diariamente. Faça com que ele vire as páginas. Reveze na descrição das imagens .

o Fale mais sobre o que ele diz ou tenta dizer, ou para o que aponta. Se apontar para um caminhão e falar ”c” ou “caminhão”, diga, “sim, é um caminhão azul e grande”.

o Dê giz de cera e papel, e deixe-o desenhar livremente. Mostre a ele como desenhar linhas para cima e para baixo, e por toda a página. Elogie-o quando tenta copiar as linhas.

o Brinque com blocos, brinquedos de formas variadas e outros brinquedos que estimulem o uso das mãos.

o Esconda brinquedos pequenos e outros objetos e faça-o procurá-los.

o Peça que descreva partes do corpo ou coisas que vocês veem enquanto andam de carro.

o Cante canções com ações, como “A dona aranha” e “As rodas do ônibus”. Ajude-o seguir as ações com você.

o Dê potes e panelas ou um instrumento musical pequeno, como um tambor ou pratos. Incentive-o a fazer barulho.

o Ofereça muitos lugares seguros para seu filho explorar. (Deixe a casa à prova de bebês. Guarde produtos de limpeza, de lavanderia, de jardinagem e automotivos fora do alcance da criança. Use um portão de segurança e tranque as portas que dão para o exterior.

o Dê a ele brinquedos de puxar, como caminhões ou um “carrinho infantil de empurrar”.

 

18 meses

o Ofereça um ambiente seguro e acolhedor. É importante ser consistente e previsível.

o Elogie comportamentos bons mais do que pune os maus comportamentos (use apenas repreensões bem rápidas).

o Descreva suas emoções. Por exemplo, diga, “Você fica feliz quando lemos este livro”.

o Incentive a brincadeira de faz de conta.

o Incentive a empatia. Por exemplo, quando ele vir uma criança que está triste, incentive-o a abraçar ou fazer um carinho na outra criança.

o Leia livros e fale sobre as imagens usando palavras simples.

o Imite as palavras de seu filho.

o Use palavras que descrevam sentimentos e emoções.

o Use frases simples e claras.

o Faça perguntas simples.

o Esconda objetos sob cobertores e travesseiros e encoraje-o a procurá-los.

o Brinque com blocos, bolas, quebra-cabeças e brinquedos que ensinem causa e efeito e resolução de
problemas.

o Fale os nomes de imagens em livros e das partes do corpo.

o Ofereça brinquedos que incentivem a brincadeira de faz de conta; por exemplo, bonecas, telefones de brincar.

o Ofereça áreas seguras para seu filho andar e se movimentar.

o Ofereça brinquedos que ele possa empurrar ou puxar com segurança.

o Ofereça bolas para ele chutar, rolar ou arremessar.

o Incentive-o a beber de seu copo e usar uma colher, não importa a bagunça.

o Faça bolhas e deixe-o estourá-las.

 

2 anos

período caracterizado pelo aprimoramento das habilidades até então adquiridas, em especial a capacidade de comunicação, locomoção (andar e correr com segurança, subir escadas, etc.), manuseio de objetos e jogos simbólicos.

o Incentive-o a lhe ajudar com tarefas simples em casa, como varrer e fazer o jantar. Elogie-o por ser um bom ajudante.

o Nesta idade, as crianças ainda brincam próximas (mas não juntas) e não sabem compartilhar muito bem. Em espaços conjuntos, dê às crianças muitos brinquedos para brincar. Observe-as de perto e intervenha em caso de briga ou discussão.

o Dê atenção e elogie-o quando seguir as instruções. Limite a atenção perante um comportamento desafiador. Passe muito mais tempo elogiando comportamentos bons do que punindo os maus comportamentos.

o Ensine-o a identificar e falar as partes do corpo, animais e outras coisas comuns.

o Não o corrija quando ele disser palavras incorretamente. Em vez disso, diga-as corretamente. Por exemplo, ”Isto é uma bola”.

o Incentive-o a dizer uma palavra em vez de apontar para o objeto. Se ele não consegue dizer a palavra inteira (“leite”), diga o primeiro som (“l”) para ajudar. Com o tempo, você pode incentivá-lo a dizer a frase inteira – “Eu quero leite”.

o Esconda os brinquedos dele pelo quarto e deixe que ele os encontre.

o Ajude-o a brincar de quebra-cabeças com formas, cores ou animais da fazenda. Fale o nome de cada peça quando ele a colocar no lugar.

o Incentive-o a brincar com blocos. Reveze com ele na construção e derrubada de torres.

o Faça projetos de arte usando giz-de-cera, tinta e papel. Descreva o que ele faz e pendure na parede ou na geladeira.

o Peça a ele para lhe ajudar a abrir portas e gavetas e a virar as páginas de um livro ou revista.

o Quando estiver andando bem, peça que carregue pequenas coisas para você.

o Chute uma bola de um para o outro com seu filho. Se ele ficar bom nisso, incentive-o a correr e chutar.

o Leve-o ao parque para correr e escalar em equipamentos ou caminhar em trilhas naturais. Observe-o de perto.

 

3 anos

o
Vá com ele a grupos de brincar ou outros lugares onde tenham crianças para incentivá-lo a se dar bem
com os outros.

o Trabalhe com ele para resolver um problema quando estiver aborrecido.

o Fale sobre as emoções dele. Por exemplo, diga, ”Eu sei que está bravo e por isso arremessou o quebra-cabeças”. Incentive-o a identificar os sentimentos em livros.

o Estabeleça regras e limites e os siga. Se ele desobedecer uma regra, ponha-o de castigo por 30 segundos a 1 minuto em uma cadeira ou em seu quarto. Parabenize-o por cumprir as regras.

o Dê instruções de 2 ou 3 passos. Por exemplo, “Vá para seu quarto e pegue seus sapatos e casaco”.

o Leia para seu filho diariamente. Peça que aponte objetos nas imagens e repita as palavras que você disser.

o Dê a ele uma “caixa de atividades” com papel, giz-de-cera e livros de colorir. Colora e desenhe linhas e formas juntos.

o Brinque de jogos de combinação. Peça a ele para encontrar objetos idênticos em livros ou ao redor da casa.

o Brinque de jogos de contar. Conte partes do corpo, degraus e outras coisas que você usa ou vê todos
os dias.

o Segure a mão de seu filho ao subir e descer escadas. Quando já puder subir e descer facilmente, incentive-o a usar o corrimão.

o Brinque com ele ao ar livre. Vá ao parque ou trilha de caminhada. Permita que ele brinque livremente e  em atividades estruturadas.

 

4 anos

o Brinque de faz de conta com seu filho. Deixe que seja o líder e imite o que ele estiver fazendo.

o Sugira que seu filho imagine como será um evento que está por acontecer e vir que esteja deixando-o nervoso, como ir para a pré-escola ou dormir na casa dos avós.

o Apresente a ele escolhas simples sempre que puder. Deixe-o escolher o que vestir, do que brincar ou o que comer de lanche. Limite a 2 ou 3 escolhas.

o Durante os dias de brincadeira conjunta, deixe que resolva seus próprios problemas com os amigos,  as
esteja por perto para ajudá-lo se necessário.

o Incentive-o seu filho a usar palavras, dividir brinquedos e revezar na escolha dos jogos.

o Dê a seu filho brinquedos que desenvolvam a imaginação, como fantasias, jogos de cozinha e blocos.

o Use boa gramática para falar com seu filho. No lugar de “Mamãe quer que você venha aqui”, diga, ”Eu quero que você venha aqui”.

o Use palavras como “primeiro”, “segundo” e “por fim” quando estiver falando sobre atividades diárias. Isto ajudará seu filho a aprender a sequência de eventos.

o Reserve um tempo para responder aos “porquês”. Se não souber a resposta, diga “Eu não sei” ou ajude-o a encontrá-la em um livro, na internet ou perguntando a outro adulto.

o Quando você estiver lendo com seu filho, peça para contar a você o que aconteceu na história à medida que você continua.

o Diga as cores em livros, imagens e nas coisas em casa. Conte itens comuns, como o número de biscoitos, degraus ou trens de brinquedo.

o Ensine seu filho a brincar de jogos ao ar livre, como pega-pega, siga o líder e jogo do lencinho.

o Toque a música preferida de seu filho e dance com ele. Revezem imitando os movimentos de cada um.

 

5 anos

o Continue organizando dias de brincadeira conjunta com outra criança, passeios ao parque ou grupos para brincar. Dê mais liberdade para seu filho escolher as atividades que quer brincar com os amigos e deixe ele resolva seus problemas sozinho.

o Seu filho pode começar a responder ou falar com desrespeito (palavrões) como forma de se sentir independente. Não dê muita atenção a isso além de uma leve repreensão. Ao invés disso, elogie-o quando pedir as coisas de forma educada e receber calmamente um “não” como resposta.

o Este é um bom momento para conversar com ele sobre toque seguro. Ninguém deve tocar as “partes íntimas”, exceto médicos e enfermeiros durante exames ou os pais quando estiverem tentando limpar a criança.

o Ensine a ele seu endereço e número de telefone.

o Ao ler para seu filho, peça que adivinhe o que acontecerá em seguida na história.

o Incentive-o a “ler” olhando as imagens e contando a história.

o Ensine-o conceitos como manhã, tarde, noite, hoje, amanhã e ontem. Comece a ensinar os dias da semana.

o Explore os interesses do seu filho em sua comunidade. Por exemplo, se ele adora animais, leve-o ao zoológico ou fazendinha. Vá a uma biblioteca ou pesquise na internet sobre estes assuntos.

o Mantenha uma caixa de giz-de-cera, papel, tinta, tesouras infantis e massinha acessível. Incentive seu filho a desenhar e criar projetos de arte com materiais diferentes.

o Brinque com brinquedos que incentivem-no a montar as coisas.

o Ensine-o a usar as pernas para frente e para trás para impulsioná-lo em um balanço.

o Ajude-o a se pendurar em barras.

o Faça caminhadas, com seu filho, faça uma caça ao tesouro em seu bairro ou parque, e ajude-o a andar de bicicleta com rodinhas (usando um capacete).